É comum achar que o uso dos óculos viciam. Ou que a visão piora depois que inicia o uso dos mesmos. Ou que se não usar os óculos a visão irá piorar. No entanto, essas afirmações estão erradas!
Os óculos fornecem apenas uma melhora na qualidade visual, um meio de correção óptica. Por esse motivo, graus pequenos de óculos podem ser utilizados para “descanso” somente em casos onde a dificuldade visual estiver presente. Geralmente sente-se mais falta dos óculos nos períodos noturnos, com chuva, ao se ler uma placa de trânsito ou de ônibus.
Quando a criança enxerga pouco para longe ou força os olhos para ver de perto, os óculos possibilitam que veja bem e estude sem desconforto ou dor de cabeça. Quem enxerga pouco o que está longe pode ter miopia; quem tem desconforto ao forçar os olhos para ver de perto provavelmente tem hipermetropia; o astigmatismo é a dificuldade para ver de perto e de longe.
A idéia de que quem começa a usar óculos não consegue mais viver sem eles é, de certa forma, verdadeira. Mas não porque causem dependência. Muitas pessoas passam boa parte da vida sem saber que enxergam mal. Quando descobrem e corrigem o problema, elas se dão conta do quanto é mais confortável enxergar com nitidez. É por isso que passam a ter dificuldades em ficar sem óculos.
Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)